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CUIDADO COM A PRÉ-DIABETES



Pré-diabetes - Sintomas, Tratamento e Cura


A pré-diabetes é uma situação que antecede a diabetes e serve de alerta para evitar a progressão da doença. O indivíduo pode saber que é pré-diabético num simples exame de sangue, onde pode-se observar os níveis de glicose no sangue, ainda em jejum.
A pré-diabetes indica que a glicose não está sendo bem aproveitada e está ficando acumulada no sangue, mas ainda não caracteriza a diabetes. O indivíduo é considerado pré-diabético quando os valores da sua glicemia em jejum variam entre os 100 e 125 mg/dl e é considerado diabético se esse valor atingir os 126 mg/dl.
Se além dos valores aumentados de glicose no sangue, você tiver acumulo de gordura na barriga, insira seus dados na calculadora a seguir para saber qual o seu risco de desenvolver diabetes ou de ter um infarto, por exemplo

A tabela a seguir traz o resumo dos resultados dos testes que confirmam o diagnóstico de diabetes

ExameResultadoDiagnóstico
Exame de Sangue
(glicose em jejum)
menor que 110 mg/dlNormal
maior que 126 mg/dlDiabetes
Picada no dedo
(a qualquer hora)
menor que 200 mg/dlNormal
maior que 200 mg/dlDiabetes
Hemoglobina Glicada
(feita no exame de sangue)
menor que 5,7%Normal
maior que 6,5%Diabetes
Teste de tolerância à glicosemenor que 140 mg/dlNormal
maior que 200 mg/dlDiabetes

Sintomas da Pré-diabetes
A pré-diabetes não tem qualquer sintoma e esta fase pode durar de 3 a 5 anos. Se durante este período a pessoa não se cuidar é muito provável que desenvolva diabetes, uma doença que não tem cura e que necessita de controle diário.
As únicas formas de saber se a pessoa tem diabetes é através da realização de exames. A glicemia de jejum normal é de até 99 mg/dl, por isso quando o valor está entre 100 e 125, a pessoa já se encontra na pré-diabetes. Outro exame que também serve para o diagnóstico da diabetes é o teste da hemoglobina glicada. Os valores entre 5,7% e 6,4% são indicativos de diabetes.
Estes exames podem ser realizados quando o médico suspeita de diabetes, quando há histórico na família ou num check up anual, por exemplo.
Como tratar a Pré-diabetes e evitar a Diabetes
Para tratar a pré-diabetes e evitar a progressão da doença deve-se controlar a alimentação, diminuindo a ingestão de gorduras, do açúcar e do sal, atentar para a pressão arterial e fazer alguma atividade física, como caminhar diariamente, por exemplo.
Adicionar à alimentação alimentos como a farinha de maracujá e comer diariamente folhas verde escuras são também ótimas formas de combater o excesso de açúcar no sangue. E somente ao adotar todas estas estratégias será possível evitar o desenvolvimento da diabetes.
Em alguns casos o médico poderá receitar o uso de remédios para controlar a glicemia no sangue como a Metformina, que deve ter a dose ajustada conforme a necessidade.
Pré-diabetes tem cura
As pessoas que seguem todas as orientações médicas e adequam a alimentação e a prática regular de atividade física podem normalizar sua glicemia sanguínea, curando a pré-diabetes. Mas após atingir esse objetivo é importante manter esse novo estilo de vida saudável para que a glicemia não volte a 
subir.

Alimentos proibidos para pré-diabetes


Alimentação para Pré-diabetes


Os alimentos proibidos na pré-diabetes são os fonte de carboidratos e de absorção rápida, tais como:
  • Bolo, biscoito, chocolate
  • Refrigerante, mel e compota
Veja outros alimentos em: Alimentos ricos em açúcar.
Os alimentos desaconselhados para pré-diabetes são:
  • Arroz, batata, pão branco, banana, castanha;
  • Mamão papaia, caqui, manteiga e enchidos

Alimentos permitidos para pré-diabetes


Alimentação para Pré-diabetes

Os alimentos permitidos para pré-diabetes são:
  • Macarrão, feijão, grãos, ervilhas, favas, lentilhas
  • Pão integral, peixe, carnes magras, vegetais e hortaliças, frutas maduras
Usar o azeite como tempero e comer mais os alimentos de cor verde-escuro, vermelho e alaranjados são boas opções, pois estes são ricos em antioxidantes. Nos lanches, recomenda-se tomar chás e comer uma fruta da época, evitando o café, pães e biscoitos. Veja mais exemplos de alimentos que previnem a diabetes.
Considera-se pré-diabético o indivíduo adulto que tenha mais de 100 mg/dl de glicose em jejum. Algumas outras recomendações para estes são: praticar alguma atividade física, no mínimo, 2 vezes por semana e evitar ficar mais de 4 horas sem se alimentar.


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