Header Ads

É REGISTRADO O PRIMEIRO CASO DE H1N1 NO ESTADO DOPIAUÍ

 A Secretaria de Saúde do Estado do Piauí (Sesapi) confirmou nesta sexta-feira (20) o primeiro caso de Influenza A, H1N1, em Teresina. A paciente de 13 anos apresenta uma doença associada, asma crônica, e está internada há uma semana em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), respirando com ajuda de aparelhos e estável.
 (Foto: Catarina Costa / G1 PI)
Segundo a direção do Hospital de Urgência de Teresina (HUT), a adolescente foi transferida para a unidade após dar entrada no Hospital do Buenos Aires, Zona Norte da capital. Conforme a Sesapi, a paciente é portadora de asma crônica, que a torna vulnerável e o caso evoluiu para uma Síndrome Respiratória Grave.


"Nesta quinta-feira (19), nós recebemos o resultado da confirmação do primeiro caso de Influenza A H1N1. A paciente apresentava quadro clínico de febre acima de 38 graus, taquipneia [respiração rápida], dispneia [respirando com dificuldade], dores no corpo, síndrome gripal e foi notificado como Síndrome Respiratória Aguda Grave. Somente depois de coletar o material da adolescente pudemos verificar que tipo de vírus ou bactéria seria", explicou o diretor de Vigilância e Atenção à Saúde (DUVAS), Herlon Guimarães.

De acordo com Herlon Guimarães, o caso foi confirmado laboratorialmente, por PCR - exame que mede a dosagem de proteína C, principal indicativo de grave infecção. A paciente está sendo medicada com Tamiflu, terapêutica adotada conforme protocolo clínico para H1N1, e não corre risco de transmitir o vírus.


Ele afirmou também que são disponibilizadas 20.500 unidades do medicamento, que já estão nas unidades hospitalares da rede estadual e municipal. "É bom deixar a população informada, porque o vírus está circulante no Piauí. Esta semana recebemos a notícia de que o nosso estado vizinho, o Ceará, registrou 30 casos. Estamos alertando as pessoas para a vacinação e o principal cuidado é a limpeza das mãos, que evita o contágio de muitas infecções virais", pontuou.

Campanha de Vacinação


A Secretaria de Estado da Saúde inicia a partir de segunda-feira (23) a 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza A (H1N1) e segue até 1º de junho. No Piauí, estimam-se vacinar aproximadamente 800 mil pessoas. A população deve procurar os postos de vacinação dos seus municípios.

Público alvo da vacina: pessoas com 60 anos ou mais de idade; crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias); gestantes; puérperas; trabalhadores da saúde; povos indígenas; grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais(como o caso da adolescente); professores das escolas públicas e privadas; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional.

Fonte  Catarina Costa, G1 PI

Nenhum comentário