Header Ads

O LITORAL PIAUIENSE É UM VERDADEIRO PARAÍSO NO BRASIL

Com praias, lagoas, dunas, sol abrasador e agradáveis pontos de encontro de pessoas, o litoral do Piauí é na verdade um paraíso na Terra. É também o destino de todos os olhares de brasileiros e estrangeiros.

foto passeios.org

O litoral do Piauí é o menor do Nordeste. Com 66 quilômetros de extensão, permite acesso ao mar a quatro municípios: Ilha Grande, Parnaíba, Luís Correia e Cajueiro da Praia. As suas águas são rasas, o suficiente para ter provocados, em 1571, o naufrágio do navio português de Nicolau de Resende que, apesar de ter perdido a carga, contribuiu para o registro de uma região de inestimável potencial ecológico.


Nessa pequena faixa de terra, você pode desfrutar do prazer de conhecer ricos ecossistemas em equilíbrio, mergulhar em águas mornas e praias de rara beleza, além de se deliciar com uma culinária típica, à base de frutos do mar.

CONHECENDO O LITORAL PIAUIENSE 
  • A Praia da pedra do sal:É a praia do litoral onde realiza-se campeonato de Surf, por possui ondas enormes, onde também moram muitos pescadores.
Imagens da Praia da Pedra do Sal em Parnaíba

  • A Lagoa do Portinho:Cercada por dunas que se movimentam com a ação do vento, o local é o ideal para o lazer e a prática esportiva. Passeios de barco, caminhada pelas dunas e muito forró aos finais de semana complementam o leque de opções para a diversão do visitante.

As maravilhas da Lagoa do Portinho
  • A Praia de Atalaia em Luís Correia: É a praia mais agitada do litoral piauiense, com mais de 50 bares e um grande fluxo de pessoas.
Imagens da Praia de Atalaia

  • O Delta do Parnaíba:  é considerado uma das mais belas paisagens do mundo. Está localizado entre os estados do Maranhão e Piauí tendo em Parnaíba sua porta de entrada. É um raro fenômeno da natureza que ocorre também no Rio Nilo, na África, e em Me Kong, no Vietnã. Sua configuração se assemelha a uma mão aberta, onde os dedos representam: Barra de Tutoia, Barra do Caju, Barra do Igaraçu, Barra das Canárias e Barra da Melancieira, que se ramificam, formando um grandioso santuário ecológico.
Imagens do Delta do Parnaíba

O Porto dos Tatus, na localidade Morros da Mariana, Ilha Grande, a poucos quilômetros de Parnaíba, é o ponto de partida para o delta do rio Parnaíba. É uma das saídas mais emocionantes para aqueles que pretendem conhecer a região utilizando barco, chalana ou lancha. Exibindo um cenário típico das grandes aventuras, o Porto dos Tatus ancora as embarcações da região e possui quatro piers para embarques e desembarques, proporcionando um visual que encanta pela rusticidade.

A cidade de Parnaíba também oferece meios de acesso ao delta, com partidas do Porto das Barcas. Pertence-lhe a praia da Pedra do Sal e a Lagoa do Portinho, cujas dunas brancas se movem com a ação dos ventos e são ideais para passeios em finais de tarde. A contrastante sinuosidade e a densa vegetação emolduram uma bela paisagem. Diversos bares em suas margens oferecem o complemento certo para momentos de agradáveis descontrações.

A faixa litorânea de Luís Correia segue da desembocadura do rio Igaraçu à praia de Macapá, promovendo uma grande diversidade de espaços para o lazer e o entretenimento. Os bares da orla caíram na preferência dos visitantes e, periodicamente, há programações musicais. Atalaia é a praia mais agitada do litoral e uma das melhores para um mergulho em ondas calmas. Quando a maré baixa, descortina uma larga faixa de areia onde os visitantes se entretêm com diversas atividades esportivas e rodas de bate-papo.

A última faixa do litoral piauiense pertence ao município de Cajueiro da Praia, onde está localizada a praia da Barra Grande, um balneário de descanso e tranquilidade, a 70 quilômetros a leste de Parnaíba, a poucos quilômetros da fronteira com o estado do Ceará. Os ventos que sopram por lá são ideais para a prática de Kite Surf, atraindo visitantes do mundo inteiro, especialmente europeus, que elevam a permanência média na região, inclusive na baixa temporada.

 Barra Grande é dotada de excelentes meios de hospedagem e casas de alimentação, com graciosas fachadas que se associam aos cuidados especiais que a população local mantém nos seus quintais e jardins. As ruas são rústicas, de chão batido, com luminárias artesanais. À noite, visitantes se misturam com nativos, numa demonstração de interatividade com as coisas da cultura local que o cenário bucólico oferece sem pressa.

Venha se surpreender com esse paraíso que é o litoral do Piauí e se apaixonar por esse estado de fascínio incomparável do nordeste brasileiro!

Postado por: NEWSPHB

Nenhum comentário