SECRETÁRIA DE SAÚDE CONFIRMA 06 CASOS DE CORONAVÍRUS EM PARNAÍBA

Um homem, de 72 anos, é a nona morte por coronavírus registrada no Piauí, segundo o boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SESAPI), nesta sexta-feira (17/04/2020). Ele é natural de Bom Princípio, tinha histórico de hipertensão e faleceu no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, na cidade de Parnaíba no norte do estado do Piauí.



De acordo com os dados da Sesapi, foram confirmados mais 21 casos da doença, sendo registrados casos em São Raimundo Nonato (1), São José do Piauí (1), Esperantina (1), Francinópolis (1), Luís Correia (2), Parnaíba (6), Bom Princípio (1) e Teresina (8). Ao todo, 123 casos de Covid-19 foram confirmados no Piauí.
No caso da cidade de Parnaíba sobe de 01(um) caso de coronavírus para 06(seis). Lembrando que o primeiro caso foi de um empresário Oderman Bittencourt, e foi detectado em Teresina onde foi internado, e seguida o mesmo veio a óbito.
Com isso, 18 municípios do Piauí passam a ter casos confirmados de Covid-19 no estado. Dos casos positivos, 10 são mulheres e 11 homens, com idades que variam de 1 ano a 98 anos. Três crianças de 1, 2 e 5 anos, duas de Luís Correia e uma de Parnaíba, também testaram positivo.


Conforme o boletim, 95 pessoas com suspeita da doença estão internadas, sendo que 61 em leitos clínicos, 1 em leito de estabilização e 33 na UTI. Até o momento, 63 pessoas tiveram alta médica e 2.136 casos foram descartados.


Os casos confirmados foram: Teresina (94), Altos (1), Bom Princípio do Piauí (1), Bonfim do Piauí (1), Campo Maior (2), Caracol (1), Demerval Lobão (1), Esperantina (1), Francinópolis (1), Inhuma (1), Luís Correia (2), Parnaíba (6), Picos (1), Pimenteiras (1), Piracuruca (4), São José do Piauí (1), São José do Divino (3) e São Raimundo Nonato (1).

Isolamento social e decretos de calamidade

Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas.

Policiais fazem abordagens nas fronteiras do estado a ônibus e veículos particulares. Escolas, universidades e a maior parte do comércio, assim como serviços públicos, suspenderam as atividades. Os decretos preveem que quem descumprir as regras pode ser penalizado com multa ou até prisão.

Prevenção, contágio e sintomas

Lavar as mãos de forma correta, uso de álcool em gel, máscaras, evitar contato pessoal e aglomerações de pessoas são algumas das orientações para evitar o contágio da doença.
É importante também ficar atendo quanto às formas de transmissão do vírus e os sintomas.

newsphb  

Nenhum comentário